Aprendendo com CRISTO!

A cada dia quero aprender mais, e mais com contigo meu Senhor e mestre... JESUS!

Postagens Recentes!

Leia este folheto!

João. O Discípulo Amado.

Felizmente, temos considerável informação acerca do discípulo chamado João. Marcos diz-nos que ele era irmão de Tiago, filho de Zebedeu (Mc 1.19). Diz também que Tiago e João trabalhavam com "os empregados" de seu pai (Mc 1.20).
Alguns eruditos especulam que a mãe de João era Salomé, que assistiu a crucificação de Jesus   (Mc 15.40). Se Salomé era irmã da mãe de Jesus, como sugere o Evangelho de João (Jo 19.25), João pode ter sido primo de Jesus.
Jesus encontrou a João e a seu irmão Tiago consertando as redes junto ao mar da Galiléia. Ordenou-lhes que se fizessem ao largo e lançassem as redes. arrastaram um enorme quantidade de peixes - milagre que os convenceram do poder de Jesus. "E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram" (Lc 5.11) Simão Pedro foi com eles.
João parece ter sido um jovem impulsivo. Logo depois que ele e Tiago entraram para o círculo íntimo dos discípulos de Jesus, o Mestre os apelidou de "filhos do trovão" (Mc 3.17). Os discípulos pareciam relegar João a um lugar secundário em seu grupo. Todos os Evangelhos mencionavam a João depois de seu irmão Tiago; na maioria das vezes, parece, Tiago era o porta-voz dos dois irmãos. Paulo menciona a João entre os apóstolos em Jerusalém, mas o faz colocando o seu nome no fim da lista (Gl 2.9).
Muitas vezes João deixou transparecer suas emoções nas conversas com Jesus. Certa ocasião ele ficou transtornado porque alguém mais estava servindo em nome de Jesus. "E nós lho proibimos", disse ele a Jesus, "porque não seguia conosco" (Mc 9.38). Jesus replicou: "Não lho proibais... pois quem não é contra a nós, é por nós" (Mc 9.39,40). Noutra ocasião, ambiciosos, Tiago e João sugeriram que lhes fosse permitido assentar-se à esquerda e à direita de Jesus na sua glória. Esta idéia os indispôs com os outros discípulos (Mc 10.35-41).
Mas a ousadia de João foi-lhe vantajosa na hora da morte e da ressurreição de Jesus. Jo 18.15 diz que João era " conhecido  do sumo sacerdote".  Isto o tornaria facilmente vulnerável à prisão quando os aguardas do sumo sacerdote prenderam a Jesus. Não obstante, João foi o único apóstolo que se atreveu a permanecer ao pé da cruz, e Jesus entregou-lhe sua mãe aos seus cuidados (Jo 19.26-27). Ao ouvirem os discípulos que o corpo de Jesus já não estava no túmulo, João correu na frente dos outros e chegou primeiro ao sepulcro. Contudo, ele deixou que Pedro entrasse antes dele na câmara de sepultamento (Jo 20.1-4,8).
Se João escreveu, deveras, o quarto Evangelhos, as cartas de João e o Apocalipse, ele escreveu mais texto do NT do que qualquer dos demais apóstolos. Não temos motivo para duvidar de que esses livros não são de sua autoria.
Diz a tradição que ele cuidou da mãe  de Jesus enquanto pastoreou a congregação em Éfeso, e que ela morreu ali. Preso, foi levado a Roma e exilado na Ilha de Patmos. Acredita-se que ele viveu até avançada idade, e seu corpo foi devolvido a Éfeso para sepultamento.

Fonte: http://www.vivos.com.br/124.htm

Mais...
É geralmente aceito que o autor do Evangelho foi um judeu que viveu na Palestina, porém muitos comentaristas não o identificam com João, o apóstolo. Entretanto, há convincentes provas de que ele é o autor deste Evangelho. Admite-se que o Evangelho tenha sido escrito por uma testemunha ocular. O discípulo a quem Jesus amava e que estava presente à última ceia e, finalmente, à crucificação e ao túmulo vazio é o mesmo “que dá testemunho destas coisas” Jo 21.24. Estes fatos a respeito da testemunha ocular advogam a autoria de João, o apóstolo. 


Há evidências internas que são decisivamente favoráveis à identificação do discípulo amado com João, o apóstolo. Seu conhecimento de costumes, festas e topografia judaicos é incontestável. Muitos críticos, entretanto, aceitam como autor do Evangelho um certo João, o presbítero, que foi um discípulo do apóstolo. Esta hipótese é baseada na evidência de Papias, bispo de Hierápolis, que se refere a dois João em sua Exposição dos oráculos do Senhor um dos quais ele chama o “Presbítero”. Outros prestam certo respeito à posição tradicional, sugerindo que João, o Presbítero, fosse apenas o amanuense do apóstolo. O testemunho dos Alogoi é também tomado como evidência de que o apóstolo João não foi o autor. Este nome foi dado a uma seita obscura que não aceitava o Evangelho como obra de João. Esta posição deles foi seriamente criticada por Irineu. Estes pontos de vista têm recebido mais atenção do que merecem. A limitação de espaço não permite um estudo completo do problema da autoria num comentário desta natureza. Para breve, porém adequado estudo ver: F. F. Bruce, Are the New Testament Documents Reliable? e H. P. V. Nunn, 

Fonte: The Fourth Gospel (Tyndale Press).
http://bibliotecabiblica.blogspot.com/2010/08/evangelho-de-joao-escritor.html

1 comentários:

Marcelo Targon 29 de março de 2011 05:46  

Graça e paz
bom dia
levei o teu banner, depois passa no meu blog e pega o meu.

www.marceloibl.blogspot.com

parabéns pelo blog, e pelas pessoas que tem sido ajudadas a conhecer a Cristo através de tuas postagens.

Deus abençoe !
Marcelo

2leep.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quer aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador?

Se você sentiu em seu coração o desejo de hoje entregar a sua vida e os seus caminhos nas mãos do nosso Senhor Jesus, queremos dizer que no céu a uma grande festa, pois a Palavra do nosso Deus diz que há festa no céu quando um pecador se arrepende dos seus pecados.

E, se você hoje tomou uma decisão sincera em seu coração, nós te convidamos a fazer essa oração, com uma inteira certeza de Fé de que a partir de então você receberá o perdão de todos os seus pecados e passará a condição de Filho de Deus, lavado e remido pelo Sangue de Jesus, o qual Ele, por amor a mim e a você, derramou na Cruz para nos redimir de toda culpa e todo erro que nos afastava da presença de Deus, nos provando o Seu grande amor por nós, entregando Sua própria Vida para nos livrar da morte e da condenação eterna.

Faça essa oração, com Fé, e tenha no seu coração a certeza da Salvação em Cristo, Jesus:

"Oração de Entrega"

"Senhor Deus, eu hoje venho a Ti reconhecendo que sou um pecador e que preciso do seu perdão. Confesso diante de Ti todos os meus pecados, aqueles que eu me lembro agora, e também aqueles que não tenho lembrado, e te peço: perdoa, Senhor, em O Nome de Jesus, todos os meus pecados. Eu renuncio todas as obras da minha carne, toda a impureza e imoralidade, todo o ódio, toda idolatria, toda a maldade, todos os maus pensamentos e todos os meus desejos impuros e tudo aquilo que me afasta da Tua presença e te peço: vem morar em meu coração. Faz em mim, Senhor, a Tua vontade, me usa para, a partir de hoje, ser uma bênção na vida dos meus familiares e dos meus amigos. Me dá sabedoria para me apartar das obras malignas, me ajuda a viver em Santidade, renunciando todo vício e tudo aquilo que não Te agrada. Põe em mim, Senhor, um coração puro, disposto a te servir. Ajuda-me a ter prazer na Tua Palavra e em fazer a Tua vontade. Ensina-me na Tua Verdade e me ajuda a resplandecer a Tua Luz e testemunhar do Teu amor! Senhor, transforma a minha vida por completo e cumpre em mim o teu querer! A minha vida eu entrego a Ti, em Nome de Jesus!!!"

"Amém!"

Sobre mim

Minha foto
Sica Maia
"A essência do homem é pensar: sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida que afirma, que nega, que conhece poucas coisas, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente." (René Descartes) Sou evangélica, mãe de dois filhos lindos, Pedagoga, professora de Escola Bíblica Dominical, apaixonada por Jesus, secretária do Departamento de Jornalismo da CPAD, seminarista do ITQ. Amo o que faço, porque faço com amor...
Visualizar meu perfil completo

Ouça e Louve!

Curtiu? Divulgue!!!

Amigos do Blog

NOVIDADES DO MEU OUTRO CANTINHO

+ NOVIDADES DO BLOG DA SICA

Meus Blogs Preferidos!

Meu outro blog!

Minha Estante

LINK-ME !


Os mais procurados!

Ocorreu um erro neste gadget

Quem está visitando !

Quem conheceu o Blog !

Agora eu tb faço parte!

Parceiros!

Ouça Rádio Pentecostal href="http://www.radiopentecostal.blogger.com.br/" target="_blank"> 'Create




banner02 Blogs

Another Templates








Siga por Email

Visitas !!!

Procure no blog

Carregando...

Text Widgets