Aprendendo com CRISTO!

A cada dia quero aprender mais, e mais com contigo meu Senhor e mestre... JESUS!

Postagens Recentes!

Leia este folheto!

Barnabé. Um homem bom.

Barnabé [Filho de Consolo].
Esta figura destacada do cristianismo do primeiro século nos é apresentada inicialmente nas Escrituras por Lucas, em Atos 4:34-36. Ali aprendemos que este homem devotado era levita e natural da ilha de Chipre, mas que, na época em que nos é apresentado, achava-se em Jerusalém. Dentre os muitos crentes que pouco depois de Pentecostes venderam seus campos e suas casas, e entregaram o valor recebido aos apóstolos para a promoção da obra cristã, este homem foi um dos mencionados nominalmente. Seu nome próprio era José, mas os apóstolos lhe deram o cognome de Barnabé, significando “Filho de Consolo”. Esta prática, de dar cognome de acordo com as características da pessoa, não era incomum.

Ele era uma pessoa muito cordial e muito generosa, alguém que não hesitava em oferecer voluntariamente tanto a si mesmo como os seus bens materiais para promover os interesses do Reino. Ele de bom grado ‘veio em auxílio’ de seus irmãos (At 9:27), e, na presença de pessoas recém-interessadas, “alegrou-se e começou a encorajar todos a que continuassem no Senhor, tendo isso por objetivo do coração”.

Barnabé “era homem bom e cheio de espírito santo e de fé” (At 11:23, 24), profeta e instrutor em Antioquia. (At 13:1) Os apóstolos falaram de Barnabé como estando entre os seus “amados” “que entregaram as suas almas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. (At 15:25, 26) Embora não fosse um dos 12 apóstolos, era apropriadamente chamado de apóstolo (At 14:14), pois, deveras, era alguém ‘enviado pelo espírito santo’. — At 13:4, 43.
A íntima associação que Barnabé tinha com Paulo, e que se estendeu por anos, teve início cerca de três anos depois da conversão de Paulo, quando ele desejou entrar em contato com a congregação em Jerusalém. Não se revela como Barnabé veio a conhecer Paulo. Mas foi Barnabé quem teve o privilégio de apresentar Paulo a Pedro e ao discípulo Tiago. — At 9:26, 27; Gál 1:18, 19.

No ínterim, certos judeus de língua grega, procedentes de Chipre e de Cirene, suscitaram grande interesse pelo cristianismo, em Antioquia, da Síria. Em resultado disso, o corpo governante em Jerusalém enviou Barnabé a Antioquia para incentivar e edificar ainda mais esses novos crentes. A escolha de Barnabé para tal trabalho foi uma boa escolha, visto que ele era cipriota de língua grega. Quando “uma multidão considerável foi acrescentada ao Senhor”, em Antioquia, Barnabé apressou-se a ir até Tarso, e persuadiu Paulo a vir ajudá-lo no ministério. Por volta dessa época, o aviso divino duma vindoura fome fez com que os irmãos em Antioquia juntassem muitas provisões que, no devido tempo, foram enviadas à congregação de Jerusalém pelas mãos de Barnabé e de Paulo. — At 11:22-24, 27-30; 12:25.

Realizada esta subministração de socorros, os dois retornaram a Antioquia por volta de 47 EC, e dali partiram numa designação missionária sob a direção do espírito santo. Isto levou Barnabé e Paulo primeiro a Chipre, onde serviram de instrumento para levar a verdade de Deus ao procônsul Sérgio Paulo. Dali viajaram pelo interior da Ásia Menor. Às vezes foram severamente perseguidos por turbas. Certa vez, quando curaram um coxo em Listra, mal tinham conseguido conter “as multidões de lhes oferecerem sacrifícios” (pensando que Barnabé fosse o deus Zeus, e Paulo, aquele que “tomava a dianteira no falar”, fosse Hermes, ou Mercúrio), quando os judeus “persuadiram as multidões, e apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade”. — At 13:1-12; 14:1-20.

Por volta de 49 EC, Barnabé e Paulo levaram a ardente questão da circuncisão dos não-judeus ao corpo governante em Jerusalém, e, uma vez resolvida, logo retornaram a Antioquia, preparando-se para sua próxima viagem missionária. (At 15:2-36) No entanto, por não poderem chegar a um acordo quanto a levarem junto a João Marcos, cada um partiu para um território separado. Barnabé levou seu primo Marcos para Chipre, e Paulo levou Silas através dos distritos da Síria e da Cilícia. (At 15:37-41) Assim termina o registro feito sobre Barnabé nas Escrituras, exceto a breve menção dele em algumas das cartas de Paulo. — 1Co 9:6; Gál 2:1, 9, 13; Col 4:10.

0 comentários:

2leep.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quer aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador?

Se você sentiu em seu coração o desejo de hoje entregar a sua vida e os seus caminhos nas mãos do nosso Senhor Jesus, queremos dizer que no céu a uma grande festa, pois a Palavra do nosso Deus diz que há festa no céu quando um pecador se arrepende dos seus pecados.

E, se você hoje tomou uma decisão sincera em seu coração, nós te convidamos a fazer essa oração, com uma inteira certeza de Fé de que a partir de então você receberá o perdão de todos os seus pecados e passará a condição de Filho de Deus, lavado e remido pelo Sangue de Jesus, o qual Ele, por amor a mim e a você, derramou na Cruz para nos redimir de toda culpa e todo erro que nos afastava da presença de Deus, nos provando o Seu grande amor por nós, entregando Sua própria Vida para nos livrar da morte e da condenação eterna.

Faça essa oração, com Fé, e tenha no seu coração a certeza da Salvação em Cristo, Jesus:

"Oração de Entrega"

"Senhor Deus, eu hoje venho a Ti reconhecendo que sou um pecador e que preciso do seu perdão. Confesso diante de Ti todos os meus pecados, aqueles que eu me lembro agora, e também aqueles que não tenho lembrado, e te peço: perdoa, Senhor, em O Nome de Jesus, todos os meus pecados. Eu renuncio todas as obras da minha carne, toda a impureza e imoralidade, todo o ódio, toda idolatria, toda a maldade, todos os maus pensamentos e todos os meus desejos impuros e tudo aquilo que me afasta da Tua presença e te peço: vem morar em meu coração. Faz em mim, Senhor, a Tua vontade, me usa para, a partir de hoje, ser uma bênção na vida dos meus familiares e dos meus amigos. Me dá sabedoria para me apartar das obras malignas, me ajuda a viver em Santidade, renunciando todo vício e tudo aquilo que não Te agrada. Põe em mim, Senhor, um coração puro, disposto a te servir. Ajuda-me a ter prazer na Tua Palavra e em fazer a Tua vontade. Ensina-me na Tua Verdade e me ajuda a resplandecer a Tua Luz e testemunhar do Teu amor! Senhor, transforma a minha vida por completo e cumpre em mim o teu querer! A minha vida eu entrego a Ti, em Nome de Jesus!!!"

"Amém!"

Sobre mim

Minha foto
Sica Maia
"A essência do homem é pensar: sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida que afirma, que nega, que conhece poucas coisas, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente." (René Descartes) Sou evangélica, mãe de dois filhos lindos, Pedagoga, professora de Escola Bíblica Dominical, apaixonada por Jesus, secretária do Departamento de Jornalismo da CPAD, seminarista do ITQ. Amo o que faço, porque faço com amor...
Visualizar meu perfil completo

Ouça e Louve!

Curtiu? Divulgue!!!

Amigos do Blog

NOVIDADES DO MEU OUTRO CANTINHO

+ NOVIDADES DO BLOG DA SICA

Meus Blogs Preferidos!

Meu outro blog!

Minha Estante

LINK-ME !


Os mais procurados!

Ocorreu um erro neste gadget

Quem está visitando !

Quem conheceu o Blog !

Agora eu tb faço parte!

Parceiros!

Ouça Rádio Pentecostal href="http://www.radiopentecostal.blogger.com.br/" target="_blank"> 'Create




banner02 Blogs

Another Templates








Siga por Email

Visitas !!!

Procure no blog

Carregando...

Text Widgets